Return to site

O que pode ser o Barulho no Ouvido e como curar

O incomodo no ouvido, mais conhecido por tinnitus, é uma captação sonora incômoda que pode nascer na forma de chiados, apitos, cigarra, cliques ou estalos, barulhos que podem ser leves, ouvidos somente durante o sossego, ou serem intensos a ponto de ficar durante todo o dia.

Ele pode afetar por volta de quinze% das pessoas ao no decorrer da vida, tornando-se mais constante com o decorrer dos anos, sendo comum em pessoas com idade elevada, e é causada, principalmente, por lesões na parte interior do ouvido, devido a situações como música muito alta, traumatismos na cabeça,infecções do ouvido, intoxicação por remédios entre outras.

O zumbido no ouvido pode sim ser tratado, a depender da sua origem. No entanto, não existe uma receita concreta para tratar o problema, especialistas recomendam um tratamento com ouso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhorias no sono, saúde e técnicas de relaxamento.

O que provoca Chiado no ouvido?

As principais razões que favorizam aparecimento de chiado no ouvido são vinculadas à ausência da audição, tal pela a danificação das células sensoriais do ouvido, posicionadas na cóclea, do mesmo jeito que por situações que modificam a condução do som, e podem ser causados por:

Exposição a ruídos por demais altos;

Escutar música demasiadamente alta frequentemente, especialmente com fones de ouvido;

Envelhecimento;

Tampão de cerume nos ouvidos.

Outras causas podem incluir:

Abuso de remédios tóxicos para o ouvido como por exemplo antibióticos, anti-inflamatórios, AAS, quimioterápicos e diuréticos;

Inflamações no ouvido, como por exemplo na labirintite, e nestes quadros é comum aparecer tontura.

Modificação no metabolismo, como alterações da glicemia, colesterol ou pressão alta;

Modificações de hormônio, como elevação dos hormônios tireoideanos;

Alterações na articulação temporomandibular (ATM);

Razões psicogênicas, como ansiedade e depressão.

Além disso, o apito no ouvido também pode ser ocasionado por alterações nas estruturas ao redor dos ouvidos, que englobam quadros.

Como posso confirmar

Para conhecer a origem do zumbido no ouvido, o especialista irá avaliar os sintomas existentes, como o tipo de barulho, quando aparece, o tempo de duração e os sintomas associados, que podem incluir desiquilíbrio, tontura ou palpitações, por exemplo.

Em seguida, o especialista deverá fazer a observação interna dos ouvidos, mandíbula e vasos sanguíneos da região. Além do mais, poderá ser importante realizar exames de imagem chamada de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, que poderão identificar de forma mais precisa alterações cerebrais ou na estrutura dos ouvidos.

Veja sobre: zumbido no ouvido

Como é o tratamento

Para cuidar do apito no ouvido é fundamental conhecer a causa do zumbido. Algumas vezes, o tratamento é fácil, podendo ser apenas a remoção de cera pelo médico, o uso de antibióticos para tratar a infeção ou uma operação para tratar defeitos no ouvido.

No entanto, em muitos casos, o tratamento é demorado e um tanto complicado, podendo necessitar de um conjunto de terapias que poderão ajudar a aliviar os sintomas ou a deixar menor a percepção do barulho.

Muitas opções incluem:

Utilizar aparelhos de ouvido para tratar a perda de audição. Saiba quando é essencial usar aparelhos auditivos;

Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos com a ajuda de aparelhos específicos, que podem ajudar a diminuir a percepção do apito;

Usar ansiolíticos ou antidepressivos para diminuir a ansiedade;

Utilização de remédios vasodilatadores, como pentoxifilina e betaístina, que ajudam na circulação sanguínea do ouvido diminuindo o chiado;

Recomendamos hábito de uma vida saudável e evitar consumo de substâncias desencadeantes, como cafeína, álcool, fumar, café e edulcorantes artificiais.

Além disso, terapias alternativas como musicoterapia, acupuntura ou técnicas de relaxamento, podendo ser eficazes ferramentas para amenizar a sensação de apito.

Leia sobre: zumbido no ouvido